terça-feira, 13 de dezembro de 2011

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LÍNGUA PORTUGUESA-ELIANE

INTRODUÇÃO
Entretanto, o relatório de estágio é um dos períodos de grandes descobertas, pois nos ajuda a manter nossas experiências.
Porém, o estágio estimula o interesse pelo estudo, dando oportunidade de uma melhoria educacional. Pois é um verdadeiro diagnóstico, isto é, colher dados sobre o processo educativo.
A dimensão educativa do ensino que, como dissemos, implica que os resultados da assimilação de conhecimentos e habilidades se transformem em princípios e modos de agir frente à realidade, em convicções, requerem do professor uma compreensão clara do significado social e político do seu trabalho, do papel da escolarização no processo de democratização da sociedade, do caráter político-ideológico de toda educação, bem como das qualidades morais da personalidade para a tarefa de educar.


QUESTÕES RELATIVAS AO LIVRO:
“PEDAGOGIA DE AUTONOMIA”
1.      É interessante que os estudantes analise as diferenças de compreensão dos argumentos apresentados entre os professores na apreciação dos problemas e no comprimento de soluções. Pois é importante que o educando perceba o respeito e a lealdade pela qual o educador analisa as posturas dos outros.
2.      É necessário perceber que vai sendo esclarecido que embora as diferenças entre si; pois, quem forma-se forma ao re-formar e quem é formado forma-se. É preciso verificar nesse sentido onde diz, ensinar não é transferir conhecimentos, mas criar as possibilidades para sua produção ou construção.
Porém as duas se explicam que apesar das diferenças que os conotam, não se reduzem à condição de objeto. Portanto, quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina o que aprendeu. Quem ensina, ensina alguma coisa alguém.
3.      Numa perspectiva ensinar é criar as possibilidades para própria produção ou construção. Pois quando deparamos em sala de aula devo estar seguro e um ser aberto a indagações, a curiosidade, às perguntas dos alunos. É preciso insistir ao professor que ensinar é apenas um processo contínuo de ser estudo no dia-a-dia.
É necessário que o professor na sua formação docente possa expandir seus conhecimentos e experiências.
Ensinar é uma verdadeira pesquisa, troca de conhecimento que porém, exige elaboração dos requisitos necessários onde garante à transparência fundamental do processo educativo.
4.      Posso está atualizado nos seguintes requisitos: Pedagogia, Biologia como Astronomia, onde posso cuidar da terra.
Pois, na verdade sou um ser humano que tenho minhas experiências e objetivos, portanto, posso construir melhor autonomia em respeito ao outro.
O educador, enquanto ensina testemunha aos seus alunos  respeitá-lo como ser humano e através do domínio como professor, os alunos considerá-lo não apenas um ser autoritário mais sim, um educador  experiente e amigo.
Não posso ensinar o que não sei. Mas, repito, não é saber de que apenas devo falar e falar com palavras que o vento leva. É saber, pelo contrário, que devo viver concretamente com os educandos. O melhor discurso sobre ele é o exercício de sua prática. É concretamente respeitando o direito do aluno de criticar desses direitos.


DESCRIÇÃO DA ESCOLA

ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA MARIA ANTÔNIA DE OLIVEIRA SANTOS
Av. Antônio Manoel dos Santos, S/N, Cep: 57910-000, Fone: (82) 3251-1869
MATRIZ DE CAMARAGIBE – AL

QUESTIONAMENTO DA ESCOLA

Nome do Colégio:
Escola Estadual Profª Maria Antônia de Oliveira Santos
Endereço Completo:
Av. Antônio Manoel dos Santo, S/N – Matriz de Camaragibe – Alagoas
Nome completo do Diretor:
Ronaldo
Nome completo do Diretor Adjunto:
Cleidjane
Descrição do espaço físico da escola:
A Escola dispõem de 15 salas de aula, 01 recepção, 01 sala de arquivo, 01 sala de professor, 01 auditório, 01 grêmio, 01 biblioteca, 01 cantina, 01 refeitório, 01 cozinha, 01 dispensa, 01 almoxarifado, 01 sala de reuniões, 02 depósitos, 01 elevador para deficientes, 02 banheiros para professores, 01 banheiro para  funcionários da limpeza, 04 banheiros masculinos e 04 femininos com adaptação para deficientes.
Há aproveitamento desse espaço (facilitam / inibem) o trabalho dos professores e da aprendizagem dos alunos?
Nossa escola está localizada na zona urbana, é de fácil acesso e tem um espaço amplo e bem arejado, tendo 2.694,47 m² de área construída, sendo que este espaço é bem aproveitado, facilitando na aprendizagem dos alunos e em todas as apresentações pedagógicas.
Há recursos audiovisuais disponíveis na escola?
Televisão com DVD, micro-system, computador, retro-projetor, livros, mapas, quadro de giz.
Descrição sobre a interação: (direção / coordenação / professores / comunidade).
Há uma boa interação entre direção / coordenação / professores / comunidade escolar. A escola mantém uma linha transparente, procurando sempre trabalhar o eixo relacional em toda sua comunidade para o bom andamento da escola.
Descrição sobre os procedimentos burocráticos da escola (preenchimento de pautas, regularidade das reuniões pedagógicas).
Com relação aos procedimentos burocráticos, temos: 01 secretária escolar, 05 agentes administrativos; atendendo os três turnos, de forma satisfatória.


ENTREVISTAS COM OS PROFESSORES
Qual o tempo de magistério e locais de atuação?
Lidiane - Eu tenho dez anos de Magistério e leciono na Escola Estadual Profª Maria Antônia de Oliveira Santos localizada na cidade de Matriz de Camaragibe e na Escola Municipal de Ensino Fundamental Domingos Fernandes Calabar em Porto Calvo.
Diego – 5 anos de Magistério. Já lecionei na rede particular de ensino do Estado de Pernambuco (Colégio São José e Escola Construção Saber) e atualmente leciono na rede pública de ensino dos Estados de Pernambuco e Alagoas (Escola Carlos Dias e Escola Maria Antônia, respectivamente).

Qual a visão sobre a Língua Portuguesa?
Lidiane – A Língua Portuguesa é a base de todo o conhecimento só que é pouco conhecida e sofre com muitas transformações desnecessárias causadas por gírias e formas vulgares do uso das palavras.
Diego – A Língua Portuguesa é uma área de conhecimento em processo de mudança, no que se refere às metodologias de ensino. Um processo que ainda vai ser muito discutido para o aprimoramento.

Qual é a rotina de trabalho nas aulas de português?
Lidiane – O uso de textos para a interpretação, exposição da gramática e bastante exercícios de fixação.
Diego – Leitura, interpretação e discussão de textos dos diversos gêneros; produção textual e análise lingüística.

Você trabalha com: Leitura, produção de textos, oralidade, atividades gramaticais, atividades de avaliação, projetos interdisciplinares.
Lidiane – Com certeza. É uma maneira bastante proveitosa para incentivar os nossos alunos a gostarem de ler e a fixarem os assuntos com maior facilidade.
Diego – Sim. Especialmente com leitura e produção de textos, para aprimorar a competência comunicativa dos alunos.
Há apreciação quanto à profissão e ao seu reconhecimento:
Lidiane – A profissão é bastante apreciada e importante, porém, muito pouco reconhecida infelizmente.
Diego – O trabalho com o magistério é laborioso e, muitas vezes, pouco valorizado. Mas, quanto se tem vocação as dificuldades são superadas rapidamente e o ânimo é retomado quando sentimos a gratidão dos alunos ao descobrirem mais um pouco do grande universo do conhecimento.



DIÁRIO DE OBSERVAÇÃO
Série: 5ª do Ensino Fundamental
Turma: (A)
Data: 10/09/2007        Horário: 10:20 às 12:20
Diário 1 – No início da aula geminada por   – Coincidência me deparei com alguns alunos
2 que ensinei durante as séries, pois seus comportamentos eram basicamente razoáveis, como professor sua atitude de manter os alunos atentos a aula é a maneira que favorece grandes resultado em relação ao aprendizado dos educandos. Nas aulas estão sendo trabalhadas produções de textos, através de trabalho individual, analisando em cada aluno suas opiniões em relação aos textos. O texto é praticamente oral, cada qual tem sua responsabilidade de observar sua compreensão textual.
Diário 3 – Ao entrar na sala de aula de 5ª série percebe que a sala não era arejada por falta de aparelhos elétricos que ajude facilitar a alta temperatura. Mudando de assunto, a professora colocou o texto além da imaginação, explorando a interpretação do mesmo e analisando erros ortográficos.
Pois todos educadores têm obrigação de corrigir erros de escrita.
Que na verdade os educadores têm uma grande responsabilidade orientar os seus alunos que através da leitura poderemos analisar a escrita e a fala corretamente.
Diário 4 – Foram duas aulas, geminada pois os conteúdos forma fonemas e adjetivos
            5 – compostos. Eles foram bastante explorados e debatidos, pois os alunos tiveram oportunidade de tirar suas dúvidas e expor suas sugestões. Pois através desses argumentos podemos garantir. Lidiane como educadora seu papel importante na sala de aula é favorável. Os alunos dando sua maior participação fazendo perguntas e questionando a própria professora.


DIÁRIO DE OBSERVAÇÃO
Série: 7ª           Turma: Única
Data: 10/09/2007        Horário: 7:00 às 9:00 horas
Diário 1 – No primeiro dia as aulas foram geminadas, pois o professor tem o papel muito
            2 – importante como um bom orientador e transformador crítico através desse argumento, os alunos ficam estimulados a expor suas opiniões e sugestões. Em sala de aula a leitura e interpretação estão sendo explorado como perguntas orais, manuseamento de quadro negro e debate em grupos.
Diário 3 – No segundo dia, por conhecimento das aulas também foram geminadas conteúdos
            4 – bem conhecido mais e mais que na verdade confunde muitas pessoas no momento da escrita, pois os alunos tiveram muitas dificuldades mais depois a professora com sua habilidade profissional manteve a turma bem atenta, no momento da explicação.
Diário 5 – No terceiro dia a professora iniciou a aula com o texto que no qual foi explorado o conteúdo: provérbio, um pouco complicado, mas a educadora Lidiane com sua experiência fez com que os alunos entendessem com mais facilidade. Portanto, foram elaborados trabalhos em grupos no qual foram observadas dúvidas entre os alunos, etc.


DIÁRIO DE OBSERVAÇÃO
Série: 2º Ano              Turma: C                    Ensino Médio
Diário 1 – No início do primeiro dia do estágio as aulas foram geminadas, os conteúdos
            2 – explorados foram: termos integrantes da oração e leitura individual fazendo com que os alunos desenvolva hábitos de leitura, através dessa atitude podemos admitir que os educandos têm sua participação na sala de aula. Em seguida o professor avaliou seus alunos, através do livro didático com as atividades em relação ao assunto descrito. O comportamento dos alunos em relação ao professor é bastante respeitoso.
Portanto, é a maneira que os alunos devem agir com o seu mestre, porque sem respeito não há segurança de personalidade e caráter.
Diário 3 – Ao início do SEegundo dia, as aulas foram geminadas e o educador interagia com
            4 – os alunos com sua simplicidade mostrando que cada pessoa tem habilidade de exercer alguma coisa, pois afinal que cada um descubra seus dons. Os materiais bem utilizados são o retro-projetor e DVD, onde na verdade desempenha a visualidade dos alunos, portanto procede uma boa aprendizagem. O professor para poder avaliar os alunos, promovem dinâmica que estimula os alunos desafiar propostas adequadas ao desenvolvimento do assunto proposto.
Diário 5 – No terceiro dia do estágio, foi trabalhado produção de texto, é explorado a gramática como conteúdo: Agente da passiva, assunto bastante complicado mas o professor com a habilidade na sala de aula, fez com que os alunos tirassem suas dúvidas. Através de trabalhos em grupos, desenvolvido oralmente. Pois, os alunos apresentam como um questionador de fatos avaliativos de suas próprias aprendizagens. Porém, na realidade os procedimentos colocados eram respeito ao questionamento dos alunos, posso ter a conclusão, que através deles, poderemos analisar mais freqüentemente a personalidade de cada um e considerar suas propostas e sugestões favoráveis.



CONCLUSÃO
Entretanto, como educador progressista, precisamos estar convencidos que a educação é um processo contínuo, de um trabalho desafiador, pois a prática educativa é um parâmetro pedagógico que supera os obstáculos presentes. Nesse estágio posso tirar conclusão que o processo educativo precisa ser analisado com mais respeito em relação aos educadores e alunos que afinal são as verdadeiras vítimas dos descasos das autoridades governamentais.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Livro: Pedagogia da Autonomia
FREIRE, Paulo, Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à Prática Educativa. Edição 29ª. São Paulo: Editora, Paz e Terra, 1996. Páginas: 13, 16, 21, 22, 23, 47, 58,

Nenhum comentário:

Postar um comentário