Professora Berndete Lins de Almeida
2º ano 20 de Setembro de 2010
INTRODUÇÃO
A experiência a seguir vão ajudá – los a descobrir como e por que alguns fenômenos ocorrem. Por isso, ao realizá – lo esteja sempre atento a tudo que acontece.
SITUAÇÃO PROBLEMA
A preocupação em desenvolver atividades experimental começou a ter presença marcante quanto a ciência passou a dar condições para o aluno identificar problemas apartir de observações sobre um fato, levando hipóteses. Porém, a aplicação efetiva dos experimentos em sala de aula já conhecido pela ciências, apropriando – se da sua forma de trabalho, compreendida então como o método científico.
MATERIAIS
ü Um pedaço pequeno de papel
ü Um recipiente com água
ü Um copo de vidro
ü Fita adesiva
OBS.: Oriente os alunos para que tomem cuidado ao manusear o copo de vidro.
PROCEDIMENTOS
ü Faça uma bolinha de papel e prenda-a com fita adesiva no fundo do copo.
ü Mergulhe o copo, com boca para baixo e sem incliná-lo, dentro de um recipiente com água.
ü Retire o copo da água e observe o que aconteceu com o papel.
RESULTADO
Os alunos analisaram a experiência e constataram que o copo mesmo estando dentro da água não a absolveu, porque estava cheio de ar.
CONCLUSÃO
O papel não fica molhado porque a água do recipiente não consegue entrar no copo. Isso acontece porque o copo está cheio de ar e a água e o ar não podem ocupar o mesmo lugar ao mesmo tempo.
QUESTIONÁRIO
1º Ao mergulhar o copo na água, o papel ficou molhado?
R: Não.
2º O copo ficou cheio de água?
R: Não.
3º O que havia dentro do copo que não deixou a água entrar nele?
R: Ar.
4º Analisando respostas anteriores, responda.
Quando observamos um copo vazio, ele está realmente vazio?
Explique sua resposta.
R: Não, ele está cheio de ar.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA
1. PCN 2 Ciências Naturais vd.4 Ensino de I - vd. Ensino de 1º a 4º série.
2. De Olho no futuro – ciências 1º série – Quinteto Editorial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário