terça-feira, 22 de novembro de 2011

TRABALHO DE DE LITERATURA BRASILEIRA II

Plano de Aula apresentado ao Curso de Letras da UNOPAR
Orientadora: Prof. Bárbara Cristina Marques

Maceió – AL   2009

A condição de anti-herói desmistificado do protagonista da obra:

A obra Macunaíma é considerada a obra – prima do protagonista Mário de Andrade é a mais importante realização da primeira fase do modernismo.
Macunaíma, após ter nascido ás margens do mítico Uraricoera e simbolicamente considerado herói em busca de aventura. O protagonista da obra fez modificações na lenda original, acrescentaram outras de origens diversas, incluiu anedotas da história brasileira, possui aspectos da vida urbana e rural do país, introduziu personagens reais e sem deixar de fora a feitiçaria.                                                                                                                                                                                                                                                                                     característica modernista de 22:                                                                                                       
No poema de Manuel Bandeira, destaca-se uma característica de linguagem da poesia modernista, tais como o emprego do verbo, as palavras, em liberdade, a ausência de pontuação, a irreverência, o passado cultural, a influência das correntes de vanguarda, liberdade de criação, a exaltação de estados inconscientes etc. Nesse poema apresenta como estilo de uma prosa, versos alinhados.                                                     
  O texto Pneumotórax, não há semelhança ao poema de Mário Bandeira, pois seus versos apresentam uma linguagem clara e humorística e sua característica. Basea - se como fato real, exaltando ao leitor uma compreensão concreta e absoluta.           


Nenhum comentário:

Postar um comentário