TEMA: Gêneros Textuais
INVESTIGAÇÃO: Pesquisa
OBJETO DISPARADOR: Poema
EXECUTADORA: Eliane M. S. Oliveira
PROFESSOR: Franklin Messias da Encarnação
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTIFICA
MACEIÓ – AL 2010
INTRODUÇÃO
A importância de análise de texto exigido dos discentes maior conhecimentos na estrutura e o desenvolvimento do texto. Dessa forma, levaremos os alunos a tomar conhecimentos básicos de como se proceder para uma análise adequada. Deve-se partir da idéia de que o texto não e um aglomerado de frases, e que desse modo não se pode isolar frase alguma e nem tentar conferir-lhe um significado isolado do texto.
O texto está sempre inserido em um contexto e a boa leitura (interpretação) ocorrerá com o conhecimento do mundo. Este relato serve para alertá-lo a respeito dos tipos de leitura que pode apresentar um texto e o significado distinto que uma frase pode representar fora de um contexto lingüístico.
OBJETIVO GERAL
Estimular o gosto pela leitura, obtendo a compreensão dos textos, porém identificando especificamente cada gênero e buscando informações de maneira critica construtivista.
OBJETIVO ESPECÍFICO
- Conhecer diversos requisitos textuais.
- Expandir o domínio da língua portuguesa.
- Utilizar frequentemente a leitura em nosso cotidiano.
- Compreender cada sentido que apresenta cada texto.
JUSTIFICATIVA
O procedimento proposto neste pré-projeto partiu através da deficiência encontrada nos alunos por falta de conhecimento sobre gêneros textuais e pela dificuldade de leitura.
METODOLOGIA
- Exposição de Gênero Textuais
- DVD de conto de fada
- Paródia
- Receitas
- Ambula
CRONOGRAMA
ETAPAS | MESES | ||||||||||
2010 | 2011 | ||||||||||
Mai | Jun | Jul | Ago | Set | Out | Mar | Abr | Mai | Jun | Jul | |
Finalização do Projeto de Pesquisa | X | ||||||||||
Elaboração da Introdução da Monografia | X | ||||||||||
Levantamento dos documentos e leituras necessários relacionados a pesquisa | X | ||||||||||
Redação do capitulo I definição teórica e conceitual | X | ||||||||||
Seleção dos sujeitos a serem observados em entrevista | X | X | |||||||||
Contatos com os sujeitos observados | X | ||||||||||
Elaboração dos instrumentos de pesquisa | X | ||||||||||
Coleta de dados | X | ||||||||||
Análise dos dados e elaboração do cap. II | X | ||||||||||
Elaboração Final da Monografia | X | ||||||||||
Entrega Final da Monografia | X | ||||||||||
Apresentação do Painel |
BIBLIOGRAFIA
BURRANELLO, Cristiane. Reis, Eliane Vieira dos. Conhecer e Crescer. 1ª ed. São Paulo: Língua Portuguesa, 5ª serie. Escala Educacional, 2005.
Vieira, Maria das Graças. FIGUEIREDO, Regina. Ler, entender, criar: 2ª ed.São Paulo: Língua Portuguesa, 5ª e 8ª série. Atica, 2005.
DELMANTO, Dileta, CASTRO, Maria da Conceição. Idéia e Linguagens. 12ª ed. São Paulo: Língua Portuguesa 5ª série. Saraiva, 2006.
SOUZA, Cássia de. CAVÉQUIA, Márcia Paganini. Linguagem: Criação e interação: 2ª. Ed. São Paulo: Língua Portuguesa, 5ª série. Saraiva, 1999.
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR – Gestar II. Língua Portuguesa: Caderno de Teoria e prática 3- TP3: Gênero e tipos Textuais Brasília: ministério da Educação, Secretária de Educação Básica, 2008.
REVISTA, nova escola. Currículo 1° ao 5° ano. Como trabalhar com gêneros, 2009
Nenhum comentário:
Postar um comentário