terça-feira, 15 de novembro de 2011

DIÁRIO DE PARTICIPAÇÃO

Trabalho apresentado ao Curso de Letras da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa. Professora: Soraya Rozana Sartorelli Orientadora: Adriana Borges de Morais Gaiotto.

Maceió – AL 2008
  
Relato: Ao início da aula, percebi que a turma era bastante calma, portanto a professora tinha facilidade de controlar e manter sua postura como educadora. Entretanto, a professora, transmitia para seus alunos segurança, em relação ao domínio do conteúdo, sua posição como educadora não interferia a amizade com os alunos, não tinham conhecimento dos gêneros de textos, pois foi um dos fatos que abordei nos estudantes, no período curricular. Porém vi em mim a responsabilidade de tirar dúvida sobre as variedades de textos, e sua especialidade. Pois através do projeto, pude elaborar métodos didáticos, que ajudasse a esclarecer aos alunos, as diversidades, de gêneros textuais.

Relato: Retornei no dia seguinte a sala de aula, comecei observar a reação e o comportamento, durante a minha presença no período de estágio. Percebi neles a curiosidade em querer saber por qual motivo estou presente na sala, passaram alguns minutos a professora esclareceu qual era o motivo da minha visita, pois fiquei em expectativa esperando qual seria a reação de cada um dos estudantes, por incrível que pareça sou grata peã compreensão por mim aceitar e respeitar como estagiária. Mudando de assunto no decorrer da aula a professora regente expõe no quadro o cartaz narrando a história de Alice no país da maravilha, seu objetivo era chamar atenção e ao mesmo tempo observar nos alunos o nome do personagem em destaque. Se a turma lembrava na ordem gramatical; substantivos próprios, analisei que havia realmente a carência de rever essa classe gramatical. Pois devido o tempo ou por falta de atenção do próprio aluno apresentava dificuldade em relação ao conteúdo. Portanto, tive a conclusão que através do projeto poderia rever o conteúdo e tirar dúvidas.

Relato: Ao retornar a sala de aula, não ficaram surpreso ao mim ver, comecei novamente observá-los a turma se encontrava silenciosa e a professora mantinha sua aula na maior tranqüilidade, pois é um dos fatos mais raro, em nosso dia-a-dia. a professora lançou um desafio aos alunos que de fato eles construí-se uma história através das figuras, pois seu objetivo era fazer com que seus alunos desenvolvessem habilidades de leitura e escrita.
No começo eles murmuraram na verdade os estudantes, não tem maior interesse em produzir texto e nem tão pouco ler. Porém é um obstáculo que devemos superar como educadores.
Devido esse fato abordado, durante o meu estágio de observação, coloquei no projeto o desafio de estimular e desenvolver o raciocínio dos alunos.



INTRODUÇÃO


Entretanto, no período de regência, podemos analisar a verdadeira identidade e a realidade do dia-a-dia de um educador. Pois, durante a minha regência pude observar várias dificuldades no processo educacional, onde na verdade apresenta grande desafio em estimular aos alunos, como é importante a valorização a educação, que na verdade transforma o cidadão crítico e democrático.
A educação é um processo de transformação e preparação, para cada ser humano.
Porém, dá oportunidade a se expandir seus conhecimentos durante seu período escolar. É necessário que os educadores leves em consideração que o sistema educacional é um método de descoberta.


DESCRIÇÃO DA ESCOLA
QUESTIONAMENTO DA ESCOLA

Nome do Colégio:
Escola E. P. M. A. O. S.
Descrição do espaço físico da escola:
A Escola dispõem de 15 salas de aula, 01 recepção, 01 sala de arquivo, 01 sala de professor, 01 auditório, 01 grêmio, 01 biblioteca, 01 cantina, 01 refeitório, 01 cozinha, 01 dispensa, 01 almoxarifado, 01 sala de reuniões, 02 depósitos, 01 elevador para deficientes, 02 banheiros para professores, 01 banheiro para funcionários da limpeza, 04 banheiros masculinos e 04 femininos com adaptação para deficientes.

Há aproveitamento desse espaço (facilitam / inibem) o trabalho dos professores e da aprendizagem dos alunos?
Nossa escola está localizada na zona urbana, é de fácil acesso e tem um espaço amplo e bem arejado, tendo 2.694,47 m² de área construída, sendo que este espaço é bem aproveitado, facilitando na aprendizagem dos alunos e em todas as apresentações pedagógicas.

Há recursos audiovisuais disponíveis na escola?
Televisão com DVD, micro-system, computador, retro-projetor, livros, mapas, quadro de giz.

Descrição sobre a interação: (direção / coordenação / professores / comunidade).
Há uma boa interação entre direção / coordenação / professores / comunidade escolar. A escola mantém uma linha transparente, procurando sempre trabalhar o eixo relacional em toda sua comunidade para o bom andamento da escola.

Descrição sobre os procedimentos burocráticos da escola (preenchimento de pautas, regularidade das reuniões pedagógicas).
Com relação aos procedimentos burocráticos, temos: 01 secretária escolar, 05 agentes administrativos; atendendo os três turnos, de forma satisfatória.


QUESTIONAMENTO DO PROFESSOR REGENTE

Qual o tempo de Magistério e locais de atuação?
Eu tenho dez anos de Magistério e leciono na Escola Estadual Profª Maria Antônia de Oliveira Santos, localizada na cidade de Matriz de Camaragibe e na Escola Municipal de Ensino Fundamental Domingos Fernandes Calabar em Porto Calvo.

Qual a visão sobre a Língua Portuguesa?
A Língua Portuguesa é a base de todo o conhecimento só que é pouco conhecida e sofre com muitas transformações desnecessárias causadas por gírias e formas vulgares do uso das palavras.

Qual é a rotina de trabalho nas aulas de Português?
O uso de textos para a interpretação, exposição da gramática e bastante exercícios de fixação.

Você trabalha com: leitura, produção de textos, oralidade, atividades gramaticais, atividades de avaliação, projetos interdisciplinares?
Com certeza. É uma maneira bastante proveitosa para incentivar os nossos alunos a gostarem de ler e a fixarem os assuntos com maior facilidade.

Há apreciação quanto à profissão e a seu reconhecimento?
A profissão é bastante apreciada e importante, porém, muito pouco reconhecida infelizmente.


DIÁRIO DE REGÊNCIA

Série: 6° Ano         Nível de Ensino: Ensino Fundamental

Entretanto, no primeiro dia de regência, a professora regente mim apresentou como estagiária, esclareceu aos alunos o motivo de minha presença, pois haveria de passar alguns dias, dando continuidade do meu estágio, confesso não estranhei o fato de selecionar na mesma série, porém na verdade mantive segura em relação ao conteúdo e domínio de sala. Ficaram surpresos ao deparar com a maneira de mim expressar na sala. Portanto, distribui aos grupos variações de texto e em seguida estimulei a leitura em grupo, mandei que observasse as diferenças e o sentido que cada uma delas apresentava, através desse argumento tive a conclusão, que era uma das hipóteses encontrada para verificar nos alunos conhecimento sobre gêneros textuais.

Retornei a sala de aula, todos estavam mim aguardando, e ao chegar cumprimentei-os com bom dia! demonstrei minha satisfação ao retornar novamente a sala, comecei dando oportunidade de expor seus conhecimentos, fiz perguntas orais, no objetivo de resgatar alguns argumentos em relação ao sentido de cada texto lido e ao mesmo tempo, interagindo com todos, tirando dúvidas, trocando idéias, onde de fato, ficam armazenados na mentalidade dos estudantes. Pois através do processo educativo, podemos leva em consideração que cada aluno tem seu lado crítico e construtivo. Porém, na verdade precisa ser trabalhado em sala de aula. Só assim poderemos desafiar os obstáculos que afeta aprendizagem do educando.
  
Ao início de uma nova aula, comecei chamando atenção, coloquei no quadro fichas com figuras, cada uma delas apresentava semblante diferente.
Pois foi uma das hipóteses, que encontrei para estimular nos alunos, personalidade de raciocinar, no entanto, fazendo com que desenvolvam habilidades de formularem textos, e ao mesmo tempo criando hábitos de leitura. Em seguida sugeri que eles formassem grupos, entreguei cada um, ficha com as ilustrações. Portanto, através desse argumento, pude observar o desempenho e o interesse da turma pela aula.

No período de estágio os alunos, já estavam conscientes em participar da aula. A professora mim deixava alguns minutos a vontade, na verdade confiava na minha capacidade, no entanto, transmiti segurança, tranqüilidade e domínio de sala. Entretanto, os alunos, apesar de alguns minutos da ausência da professora, colaboram a manter sua participação durante a aula. Retomando a aula achei necessário elaborar um plano de aula que levasse em conta a interpretação de uns textos, estimulei a escolha do próprio aluno. Porém, através dessa atitude, encontrei a oportunidade de explorar os conteúdos que foram elaborados, no projeto.
De fato, tive a conclusão, que os alunos necessitavam esclarecer, suas dúvidas ao assunto.
      
Ao retorno do último dia de estágio, fiz correção do exercício anterior, em seguida elaborei uma dinâmica para descontrair a rotina.
Portanto, meu objetivo era estimular a interação entre professores e alunos, que ao mesmo tempo manipulasse informações, onde de fato tirasse dúvidas, em relação ao assunto abordado. Através desse argumento, pude analisar que a participação, é um dos pontos fundamental para aprendizagem e uns meios de interagir.


CONCLUSÃO

Portanto, como estagiária faço um breve comentário em poucas palavras, levando em consideração que o processo educativo é realmente um desafio, onde poucos alcança sucessor. Quando falamos em educação é necessário conscientizar que os métodos educacionais estão modernizados, pelo fato das mudanças, professores e alunos precisam adaptar-se as expectativas dos novos parâmetros educacionais. Hoje, pode-se considerar e argumentar, experiência vivida pelo próprio aluno. Porém através desse argumento professor e aluno, criam amizade pois, acabam interagindo com mais facilidade.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

DELMANTO, Dileta; CASTRO, Maria da Conceição, Português idéias e linguagens – 5ª séries, 12ª edição – editora: Saraiva S. A. São Paulo, 2006.

CEREJA, Willian Roberto, Português: linguagens, 5ª série: Língua Portuguesa, Willian Roberto Cereja, Thereza Cochar Magalhães. 2. ed. São Paulo: Atual, 2002.
Estagiária: Eliane M.

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