segunda-feira, 21 de novembro de 2011

LITERATURA BRASILEIRA III

ELIANE M. S. OLIVEIRA     CURSO DE LETRAS
                                                                                                                               
              Maceió, 2009
(1)  QUESTÃO: A obra de Guimarães Rosa é caracterizada pela inovação no plano de linguagem, em que se verificam arcaísmos, neologismos, onomatopéias, inversões, construções sintáticas inovadoras.  O escritor Guimarães Rosa, criou a obra Grande Sertão: Vereda mudou o modo de pensar. A literatura destacou-se por meio da novidade lingüística trazida pelo regionalismo e Universal. Portanto, Guimarães recriou na literatura, a fala do sertanejo não apenas no plano do vocabulário, como outros autores tinham feito, mas também da sintaxe. Dando voz ao homem do Sertão por meio de técnicas como o foco narrativo. Contudo, a linguagem do escritor não tem a intenção de retratar realisticamente à língua do Sertão mineiro. Ela vai além: tomando pó base a língua regional, Guimarães recria a própria língua portuguesa, por meio do aproveitamento de termo em desuso. O romance mescla uma linguagem regionalista e criação de palavras de origem humana que seja utilizada em todo tempo e lugar. Outro aspecto de destaque a obra Roseana é sua capacidade de transpor os limites do espaço regional, em que quase sempre se situam seus textos, e alcançar uma dimensão Universal. Em Grande Sertão o narrador afirma: O Sertão é o mundo! É com base nesse pressuposto que a narrativa Roseana vai nos envolvendo, como se também fôssemos Sertanejos e jagunços e fizéssemos parte daquele mundo.

(2)  QUESTÃO: Portanto, torna-se preocupante, o sentido que a poesia basea-se sobre a mudança de época, faz com quer as obra culturais e patrimoniais histórico, desapareçam, através da evolução do século XXI. Deixando para trás, alguma coisa que podemos recordar nossa infância ou fato ocorrido do antepassado.

(3)  Clarice Lispector, com a obra: À HORA DA ESTRELA (1977) é dotado de elementos bastante inusitados, que se encaminham para a diluição do que é fixo, determinado, rígido. Em primeiro lugar pode-se notar a própria estrutura narrativa, que conta com três histórias que se mistura e se tornam interdependentes: Macabéa seu narrador (Rodrigo S.M) e a da construção da própria narrativa. Outro elemento atípico está na postura de seu narrador, a começar por ser homem, deslocado em meio à fauna de narradores criada pela autora. Os mais engraçados é que esse aspecto é desmascarado, pois é dito que Rodrigo S.M. é a própria Clarice Lispector, em forma Heteronímica. Considerando o contexto, o trecho propõe a originalidade da vida medíocre de uma jovem nordestina, tornam a personagem única em nossa literatura mais um aspecto critico é o seu final em que Macabéa encontra sua extraordinária “HORA DA ESTRELA”.
,
(4)  QUETÃO: É o plano humano, presente na literatura, que orienta nossa análise de "Desenredo", que abordará o tema do Amor, ameaçado pelo trágico. O Amor, segundo Benedito Nunes, ocupa, na obra de Guimarães Rosa, uma posição privilegiada. Sexo e erotismo são segundo nossa leitura, as manifestações do Amor em "Desenredo".
     Para melhor compreensão da linha de pesquisa observada em nosso trabalho, resumiremos o enredo do conto, pretendendo ressaltar a personagem masculina e a saída criativa que encontrou para o seu drama.
    Jó Joaquim, poeta e homem, como descrevem o narrador, reverte a má sorte de ter sido traído duas vezes, como amante e como marido, reconstruindo a imagem de sua amada "Galatéa", primeiramente para si próprio, depois para os vizinhos, finalmente para ela própria, que vai reencontrá-lo com uma nova identidade: pura, sem mácula, pronta para com ele viver a experiência da felicidade.
    Invertendo as conseqüências do trágico que conferira sofrimento à sua existência, "Jó Joaquim, genial, operava o passado", e, assim, acabou por construir uma nova realidade para a sua vida, ação que vamos questionar, indagando sobre o que a impulsionou, como essa ação configura-se na escritura e qual é sua possível conseqüência.
             Se baseado no poema de Guimarães Rosa, Jó Joaquim consegui                mudar o comportamento de sua a amada passando por cima dos obstáculos e ela torna- se honesta e fiel ao seu esposo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário