quarta-feira, 16 de novembro de 2011

LITERATURA BRASILEIRA E CULTURA E SOCIEDADE

Eliane Maria     Maceió – AL     2008
Os dois momentos da literatura O iluminismo e Arcadismo
Momento Ideológico:
Portanto, é uma cultura filosófica que traduz à libertação do homem, através da cultura antropológica pelo qual o indivíduo responde às suas próprias necessidades e desejos simbólicos.

Principais traços das estéticas do período:
Porém, ao século XVIII no Brasil surgiram três aspectos conjuração mineira, as idéias iluministas e a literatura árcade. A conjuração ou inconfidência foi um movimento de intelectuais e alguns homens livres, descontentes com os rumos da colônia, particularmente no que diz respeito à cobrança de impostos. O barroco cuja abrangência temporal situa-se entre as duas escolas clássicas, não seguiu tais preceitos, primando mais pelo jogo verbal afetado e pelo obscurantismo. Assim, pode-se dizer influenciadas pela filosofia Francesa e Alemã, no plano literário, a fonte Italiana.

As principais características:
A obra se articula a partir de alguns fatos essenciais: a devoção e fidelidade de um índio goitacá, Peri, a Cecília; o amor de Isabel por Álvaro, e o amor deste por Cecília; a morte acidental de uma índia Aimoré por D. Diogo e a conseqüente revolta e ataque dos Aimorés, tudo isso ocorrendo simultaneamente a uma rebelião dos homens de D. Antônio, liderado pelo ex-frei Loredano, homem ambicioso e devasso, que desejava saquear a casa e raptar Cecília.

Referente à temática e à estética
O conhecimento da língua indígena é o melhor critério para a nacionalidade da literatura, nos dá o verdadeiro estilo, como as imagens poéticas do Selvagem, os modos de seus pensamentos, as tendências de seus espíritos e as menores particularidades de sua vida. Bruno Oliveira, por sua vez apresenta seu artigo mostrando fatos históricos com relação a nacionalidade indígenas, tribos e nação. Que predomina interesse político, baseia-se na luta pela terra a valorização dos bens lucrativos, pode-se perceber no poema que de fato destaca-se alguns aspectos de comparações temáticas de José de Alencar e Gonçalves Dias, através do poema desperta a preocupação em recontar a história do Brasil, tomando a consciência da importância das nações primitivas que surgiram durante o império brasileiro. Portanto, a literatura brasileira, traz um enredo valioso  de civilizações culturais e dominante na colônia, por compasso com o branco a prosperidade, em busca de futuro melhor.

Comentário sobre a obra de Gonçalves Dias
Na obra de Gonçalves Dias, portanto se expressa, suas melodias de rimas nas estrofes, no entanto, vem resgatando as características de um povo guerreiro de origem indígena, pois vive em tribos isolados da sociedade. Apresenta uma cultura bastante diferencial da sociedade urbana. considerado como bom selvagem, pois seu objetivo se baseia na proteção da terra, seu meio de sobrevivência e por outro lado também é visto como mal. Porque seus ataques de guerra são para todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário