sábado, 3 de setembro de 2011

Análise do Texto

Amalia, Irineide, Lidiane e Maria

Os alunos da professora Paula gostam de ler historinhas, mas, o problema é que não sabem interpretar o que estão lendo, não entendem o texto. A dificuldade não está na matemática e sim na interpretação do problema matemático.
Considerando que as crianças estão lendo e sabem resolver continhas e também sabem a tabuada, o que ela pode fazer é trabalha o texto oral porque as crianças sabem ler, mas não entende o que leu.
Dentro dessa expectativa deve trabalhar muito o texto oral e escrito, desenho, filme com constituição de imagens. Levando para sala de aula historias infantis, lê para eles e depois explorar o texto com perguntas, oralmente e também pedir que as crianças recontem a historia como elas entenderam. De mesmo jeito pode ser com filmes, assistir com os alunos e pedir que expliquem o que aconteceu, qual a moral do filme, o que mais gostaram. Com desenhos, da para eles mesmo criar a historia, a partir da imagem que estão vendo.
O exercício da literatura pode ser capaz de desenvolver a capacidade de imaginar, fantasiar e criar a partir do que estão lendo ou observando, desenvolvendo assim o raciocínio do aluno levando-o a entender o que esta lendo. Sabendo interpretar textos saberá compreender qualquer outra coisa, ate problemas matemáticos.
Não é menosprezando as outras matérias, mas nossa equipe tem essa convicção, de se o professor trabalhar bem a língua portuguesa, o seu aluno vai ser ótimo nas outras disciplinas.
Admirei muito o trabalho da professora Paula, por que ela se preocupou com a minoria da turma, vendo pelo outro lado se o professor tem uma turma de 25 alunos e aprenderam 18 ele não quer nem saber se os 7 não conseguiram. É ai que esta a queda na educação, não são todos mais 50% não assumem essa responsabilidade ensinar.
É por essas e outras que é necessário ter profissionais capacitados e compromissados com seus alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário