sábado, 3 de setembro de 2011

SUPERVISÃO ESCOLAR

Audenice, Benedita, Benedito, Cícera, Eliane, Joselurdes e Durce

O trabalho do Supervisor diante das causas do fracasso escolar e o desafio de mudança desse quadro”

O fracasso escolar é visto então, como uma questão individual, própria de cada aluno e seus problemas. No entanto, não podemos responsabilizar somente a ele, nem tão pouco ao professor, que muitas vezes não é preparado para esta outra função a de avaliador. Precisamos sobretudo, rever os paradigmas da avaliação do desempenho escolar, bem como da educação como um todo, para que a aprendizagem do aluno possa ir para além da sala de aula.
            O supervisor diante do fracasso escolar, deve atuar junto à família, oferecendo-lhe informações sobre o funcionamento das ações educacional, buscando meios de atraí-los para a escola e que participem do desenvolvimento de seus filhos. O orientador deve também, oferecer suporte para que o educador possa desenvolver ações que permitam a organização eficiente do trabalho escolar, tornando cada vez melhor a aprendizagem.
            Diante das inúmeras mudanças que ocorrem na sociedade atual, de ordem econômica, política, social, ideológica, a escola, como instrumento de ensino e de prática pedagógica, enfrenta muitos desafios que comprometem a sua ação frente às exigências que surgem. Para tanto, torna-se necessário a presença dos profissionais: coordenador, orientador e supervisor pedagógico, que nela trabalham, conscientes de seu papel, dão importância de sua formação continuada e da equipe docente, além de manter a parceria entre pais, alunos, professores e direção, favorecendo a construção de um ambiente democrático e participativo, onde se incentive a produção do conhecimento por parte da comunidade escolar, promovendo mudanças atitudinais, procedimentais e conceituais nos indivíduos, no resgate de uma ação mais efetiva, visando o desenvolvimento integral do aluno e uma educação de qualidade, evitando assim, o caos da repetência, evasão e a conseqüente exclusão.
REFERÊNCIAS
  • SILVA, Moacyr da. O coordenador pedagógico e a questão da participação nos órgãos colegiados. In.: ALMEIDA, Laurinda R., PLACCO, Vera Maria N. de S. O Coordenador Pedagógico e a questões da contemporaneidade. São Paulo: Edições Loyola, 2006.
MENSAGEM
            Só podemos transformar o mundo a nossa volta, mudando antes a nós mesmos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário