sábado, 3 de setembro de 2011

UMA EXPERIÊNCIA NA E. INFANTIL


JOSELURDES e MARIA DURCE
    MARÇO-2010                                             
Relatório parcial  das atividades para fins de
Avaliação da disciplina Estágio Supervisionado
na Educação Infantil, Curso de Pedagogia, da
Faculdade de Tecnologia e Ciências-FTC Ead

   1. APRESENTAÇÃO
          Este relatório tem como objetivo descrever as atividades realizadas durante o Estágio Supervisionado I – Educação Infantil, realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Dom Pedro I localizada na rua: Granja Conceição s/n centro – Porto Calvo-AL.
                O período de estágio é um momento de estudo prático que tem a finalidade de colocar o aluno em contato com a situação que o aproximem da realidade de sua formação. O estágio poderá usufruir da teoria aplicando-a e melhorando-a.
               O estágio é de importância fundamental, porque além de ser instrumento básico e obrigatório em conformidade com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9394/96) que estabelece a regulamentação para o estágio supervisionado possibilitar ao aluno, vivencia as práticas referentes à sua área de atuação.
              Desta forma, nesta fase do curso na 5º período de Pedagogia, o estágio será compreendido na etapa de observação (educação infantil). Essa etapa será o eixo central para o desenvolvimento e enriquecimento do estágio aperfeiçoando-o para o pessoal, profissional e cultura.
“Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina”
Cora Carolina
2. CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO-CAMPO DE ESTÁGIO
2.1 Aspectos Físicos
          Nosso Estágio Supervisionado I Educação Infantil, foi realizado na Escola Municipal do Ensino Fundamental Dom Pedro I, é uma das escolas mais antigas do Município de Porto Calvo-AL, funciona a mais de 40 anos esta situada á rua: Granja Conceição s/n - centro nesta cidade.
          É um prédio térreo todo murado e gradeado com 5 (cinco) salas de aulas amplas e bem iluminadas, uma cozinha, uma secretaria 3(três) banheiros um é adaptando para deficientes existe rampas no prédio para melhor acesso dos cadeirantes uma sala de informática e um pátio para recreação .
2.2 Recursos Humanos e Pedagógicos
          O corpo docente da Escola Municipal do Ensino Fundamental Dom Pedro I tem a frente de sua direção uma diretora, Profª Antonia Ângela Rodrigues dos Santos a vice-diretora Profª Maria Dione da Silva 1 (uma)  Agente Administrativa Sandra da Silva Santos e esta equipe  contam com o apoio da Coordenadora Leda Maria da Silva Lucena em salas de aulas são 12(doze) professores, 10 (dez) tem Licenciatura e 2 (duas) possuem especialização em portadores de  necessidades especiais, Profª  Netânia com a turma de surdos e mudos e a Profª Valdenice com adaptação usando a Libra 2 (duas) serviçais 1 (um) vigia.
     A escola tem um arsenal amplo em materiais pedagógicos com aulas de vídeos jogos didáticos com aulas de informática uma pequena biblioteca com um cantinho para leitura os docentes tem materiais suficiente para elabora seus planos de aulas.
2.3 Corpo Discente
          O corpo discente da Escola Municipal do Ensino Fundamental Dom Pedro l possuem 288 alunos entre o4 á 14 de idade. No Pré-escolar temos 25 alunos no horário matutino e 38 no vespertino. A inclusão de crianças portadoras de necessidades especiais é estimativa são 16 com dificuldades em audição em turma especializada e recebe aulas de informática dois cadeirantes que freqüentam sala de aulas com os demais alunos da escola e o pré-escolar um criança com deficiência física.
3. Descrição das Atividades Desenvolvidas no Estágio
3.1 Planejamento
           O planejamento levou em consideração a realidade do contexto sociocultural da população escolar, utilizamos técnicas necessárias para atingir os objetivos propostos.
3.2 Atividades Desenvolvidas
3.3 Aspectos teórico-metodológicos
          Baseada na teoria que brincar é importante é claro que brincar é uma fonte de prazer no dia-dia das crianças mais tem outras importâncias funções no desenvolvimento infantil no processo psíquico, como por exemplo, a imaginação, a linguagem, o pensamento e a memória. Usamos brincadeiras para se conhecerem a se própria e aos outros, aprender o social, os hábitos desenvolver a linguagem, a narrativa o seu imaginário e conhecer o fenômeno que ocorrem a sua volta.
4. Apresentação dos Resultados
4.1 Dificuldades Encontradas    
           No decorrer do estágio não encontramos dificuldades pejorativas, pois como falamos a escola nos deu condições para desenvolver um estágio produtivo prazeroso para nos e os alunos.
           Mas observamos que tem dois fatores em falta para melhorar ainda mais o bom funcionamento na Gestão Escolar uma e a formação do conselho para a implantação do (PPP) Projeto Político Pedagógico que vira trazer muitos benefícios a essa instituição escolar. Mas esta situação encontra-se várias escolas publicas sem a formação do (PPP). Outro ponto que chamou nossa atenção foi à falta de um refeitório para acomodar melhor os alunos no horário da merenda escolar.
4.2 Intervenções Pedagógicas
          Nossa intervenção não foi tão necessária pela boa formação da turma, pois apesar da pouca idade entre 4 e 5 anos eles já conhecem todo o alfabeto maiúsculo e ninúsculo os numerais e a maioria dominam bem a escrita.
4.3 Relações Professor-aluno   
           A nossa presença desde o primeiro dia foi harmoniosa de tal maneira que nos permitiu um dialogo no qual trocávamos experiências e faziamos escolhas em comum acordo juntamente com a professora regente que nos deu total apoio em nossas atividades propostas e a receptividades dos alunos foi de um êxito excelente.
5. CONCLUSÃO E RECOMENDAÇÕES
            Esta experiência proporcionada pelo estágio amplia o significado da construção de um profissional da área da educação completa a formação acadêmica e confere subsídios para uma atuação efetivamente democrática e transformadora.
            Diante de todo contexto que premia a nossa atuação profissional, esta vivência na escola mostrando a importância da educação continuada e do constante aprimoramento dos conhecimentos as área, das necessidades sociais, da investigação da própria prática e a busca de temas atuais (professor pesquisador).
           Como recomendação citaria a proposta de proporcionar aos alunos estagiários e professores orientadores momentos para debates, troca de experiências e reflexões. Seria sem dúvidas, uma maneira de aprimorar o nosso aprendizado tornando muito mais significativo todo esse processo.
Não é no silencio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão.”                                  
                                                                                                        Paulo Freire

AGRADECIMENTOS

          O Deus pelo dom da vida, pela fé e perseverança para vencer os obstáculos.
As nossas famílias, esposos, filhos e netos por compreenderem a importância deste momento. 
“A educação é o único meio realmente efetivo para a construção de uma sociedade mais justa e democrática que respeite as características individuais de cada pessoa, inserindo-o em seu grupo social com respeito a sua unicidade, mas, como parte integrante e participativa de um todo”
                                                                                                          John Dewy
6. REFERÊNCIAS
Referencial Curricular Nacional Para a Educação Infantil-Introdução.
CITAÇÕES- Paulo freire- Cora Carolina-Jonh Dewey

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