sábado, 3 de setembro de 2011

FUNDAMENTOS E D. DA MATEMÁTICA


EDJA    21/08/2010
ATIVIDADE TEÓRICA-PRÁTICA: ETAPA 1
            As histórias infantis por serem simples, bonitas e envolventes, levam as crianças a um mundo repleto de imaginação e ao mesmo tempo traz para a sua vida uma outra visão de mundo, outros pensamentos e novos conhecimentos também. E é, através desses novos conhecimentos, que ela ver o problema e busca solução para resolvê-lo.
            Mas, para que a criança venha adquirir novos conhecimentos, é preciso que a história seja contada de uma maneira onde ela se envolva, para isso, é necessário que o professor não só leia a história, mas, dramatize, encene, de uma forma que as crianças entre totalmente na história e, a melhor forma da criança entrar na história é trazê-la para a sua realidade.
            Existem várias histórias infantis que podem ser trabalhadas na disciplina de matemática, por exemplo: Chapeuzinho Vermelho, Os Três Porquinhos, A Formiguinha e a Neve, As Centopeias e seus Sapatinhos, Branca de Neve e os Sete Anões e o Pequeno Polegar. Em todas essas história existem conexão com os conteúdos matemáticos, podem ser trabalhados: os números naturais, o sistema de numeração, as formas geométricas, o sistema monetário brasileiro, as quatro operações as medidas de tempo, as medidas de comprimento, as medidas de massa e as medidas de capacidade.
            A literatura infantil é uma das possibilidades que o professor que ensina matemática pode utilizar para completar a sua prática pedagógica, ampliando a abordagem sobre os assuntos, visando atingir o máximo de alunos.
            É necessário considerar os diversos contextos, as realidades de cada criança, para que haja uma familiarização com o conteúdo matemático ora trabalhado, pois, se a criança convive diariamente com desafios que tenham números envolvidos, possivelmente terá grande facilidades em resolvê-lo dentro e fora da sala de aula.
            O importante é que essas crianças façam uso de raciocínio particular para buscar a solução necessária. A proposta feita neste trabalho faz com que os educadores cada vez mais, busque uma maneira de trabalhar de forma mais atraente, contextualizada, deixando para trás o fantasma de que a matemática seja uma disciplina difícil, incompreensível, fora da realidade e que não sirva para nada no cotidiano dos indivíduos.
             O educador descobrirá na literatura infantil, muitas histórias que tenham a ver com as temáticas e conteúdos a serem trabalhados. Para isso, basta pesquisar para se aperfeiçoar em seu trabalho como educador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário