sábado, 3 de setembro de 2011

AS DIFICULDADES DE INTERPRETAÇÃO

EDJA BARROS
FUNDAMENTOS E DIDÁTICA DA MATEMÁTICA II   AGOSTO / 2010     ATIVIDADE TEÓRICO-PRÁTICA- ETAPA 2
CURSO:PEDAGOGIA      PERÍODO:
JUSTIFICATIVA
As historias infantis por serem simples, bonitas e envolventes, contribui nas aulas de matemática para a formação de alunos leitores, possibilitando a autonomia de pensamento e conhecimento em relação aos conteúdos abordados.
OBJETIVOS
Objetivo Geral
Investigar com as historias infantis: as centopeias e seus sapatinhos e a formiguinha e a neve uma proposta metodológica que contribua para a construção da competência da interpretação de problemas.
Objetivo(s) Especifico(s)
·         Trabalhar a historinha as centopeias e seus sapatinhos de forma que possibilite para os alunos explorar os recursos visuais (ilustração), palavras desconhecidas, como também as ideias matemáticas presentes no contexto;
·         Trabalhar a historinha a formiguinha e a neve de uma forma onde os alunos busque a causa do problema e procurem meios para soluciona-los e também as ideias matemáticas presentes no contexto.
METODOLOGIA
Com o texto, as centopeias e seus sapatinhos, inicialmente, apresenta-se a capa do livro para que as crianças observem as ilustrações e façam a leitura das imagens, antecipando o assunto do texto. Em seguida a professora lê o titulo do livro e questiona os alunos para ver se alguém conhece a historia, fazendo desta forma uma exploração da historia e, ao mesmo tempo, do autor, da editora e dais ilustrações.
Com esta historia pode ser trabalhado:
·         Quantidade: perguntar aos alunos, quantos pés tem uma centopeia? E vocês quantos pés tem?
·         Mais e menos: quem tem mais pés? Quem tem menos pés? Juntando as pessoas da sala, a quantidade de pés vai ser mais ou menos do que os pés de uma centopeia?
·         Números pares e ímpares: A quantidade dos pés da centopeia é par ou ímpar? E o da professora é par ou impar?
Também nessa historia, ainda pode ser abordados: as formas geométricas, o sistema monetário brasileiro e as medidas de comprimento. Vai depender da criatividade da professora e do conteúdo que ela achar mais adequado para a necessidade da turma.
Com o texto, a formiguinha e a neve, aplica-se os mesmo procedimentos de as centopeias e seu sapatinhos, menos o assunto abordado, pois, com o primeiro texto fica mais fácil entrar na disciplina de matemática porque o texto em si fala que as centopeias saíram para comprar sapatos e isso facilita bastante o raciocínio das crianças.
Já o segundo texto, trabalha mais as questões de sentimentos, o cargo que cada ser ocupa, quem pode mais ou quem pode menos, a verdade é que este texto mexerá bastante com o emocional das crianças. Por isso, será preciso que a professora conheça bem seus alunos, para que não haja conflitos dentro da sala de aula, nem fora dela, para que não ocorra desavenças entre os coleguinhas.
A professora sabendo conduzir bem a historia, encontrara facilidade para trabalhar com a disciplina de matemática. Com essa historia pode ser trabalhado:
·         Ordem crescente e decrescente: questionar os alunos a respeito da ordem em que a formiguinha começou a pedir ajuda;
·         Quantidade: quantas vezes a formiguinha pediu ajuda?
·         Medidas de tempo: em que época do ano a formiguinha saiu para seu trabalho? Era manhã, tarde ou noite? Qual era a estação do ano?
·         Formas geométricas: olhando as imagens, quais as formas geométricas que vocês podem encontrar? Qual é a forma geométrica do sol?
Como se pode ver, as duas historias são ricas em conteúdos matemáticos.
RECURSOS
Humanos
Para se trabalhar as duas historias, será necessário a participação dos alunos e da professora.
Matérias
Os livros: A formiguinha e a neve e as centopeias e seus sapatinhos;
Figuras geométricas confeccionados de emborrachados;
Os números confeccionados de emborrachados.
CLIENTELA
Este trabalho será realizado com alunos do 2º ano, que encontram-se com dificuldades para interpretar as questões de matemática.
CRONOGRAMA
Este trabalho terá duração de dois meses. Sugiro que se trabalhe uma historia por mês, para que haja melhor compreensão por parte dos alunos e não chegue a confundirem uma historia com a outra, caso sejam trabalhada ao mesmo tempo.

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